A caipirinha tornou-se super popular em São Paulo no século 19
A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, um drink de origem paulista, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Existem variações como a caipiroska feita com vodka ao invés de cachaça, e a caipiríssima feita com rum no lugar da cachaça.
História
Segundo aponta o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários de Piracicaba no Estado de São Paulo. Durante o século XIX, era um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região.
A caipirinha original, em seus primeiros dias, era vista como um substituto local de boa qualidade ao uísque e aos vinhos importados. Sendo, uma bebida, servida em coquetéis de alta classe de fazendeiros, vendas de gado e eventos de grande notoriedade.
A origem de alta classe da caipirinha logo passou para o gosto popular devido ao baixo preço de seus ingredientes. Popularizando-se por todo o estado e se tornando a bebida símbolo de São Paulo no século XIX.
Em outra versão apresentada pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), a história começa por volta de 1918, no interior de São Paulo. Relatam que a caipirinha teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola.
Era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico. Até que, um dia, alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida.
O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça). Ainda segundo o mesmo, a difusão da caipirinha para o restante do Brasil teria se dado através da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.
Outra versão, citada em matéria do jornal paranaense Gazeta do Povo, relata outra história. Que coloca a origem do coquetel ainda mais para trás na linha do tempo. Afirmando que marinheiros que passavam pelo Rio de Janeiro adicionariam limão às doses de cachaça que bebiam para evitar o escorbuto.
Mais uma versão diferente ainda afirma que o nome “caipirinha” foi criado como uma homenagem à pintora Tarsila do Amaral. Segundo essa versão, a pintora servia a bebida a pessoas que frequentavam sua casa em Paris, antes da Semana de Arte Moderna de 1922.
Ingredientes:
- 1 limão verde (tahiti)
- 2 colheres de chá de açúcar (ou a gosto)
- 2 doses de cachaça (geralmente cerca de 50ml cada)
- Gelo
Instruções:
- Lave bem o limão e corte as extremidades. Corte o limão em rodelas finas ou em cubos pequenos, retirando as sementes.
- Coloque as rodelas ou cubos de limão em um copo baixo (geralmente um copo de vidro tipo “old fashioned” é usado para a caipirinha).
- Acrescente o açúcar sobre o limão. A quantidade de açúcar pode variar de acordo com o gosto pessoal. Se preferir mais doce, você pode adicionar um pouco mais.
- Com um socador (ou pilão), macere levemente o limão com o açúcar no fundo do copo. Isso ajudará a extrair o suco e os óleos essenciais do limão.
- Adicione o gelo até preencher cerca de metade do copo.
- Despeje a cachaça sobre o gelo e misture bem com uma colher ou um mexedor próprio para coquetéis. A cachaça irá se misturar com o suco de limão e o açúcar.
- Complete o copo com mais gelo, se necessário.
- Decore o copo com uma rodela de limão na borda, se desejar.
- Sirva imediatamente e aproveite a sua caipirinha!
Lembrando que essa é a receita tradicional, mas você pode fazer variações utilizando outros tipos de frutas, como morango, kiwi, abacaxi, entre outros. Além disso, a quantidade de açúcar e cachaça pode ser ajustada de acordo com suas preferências pessoais.
Variações de Caipirinha
Essa é uma bebida versátil e você pode fazer várias variações deliciosas. Aqui estão algumas opções:
Caipirinha de Frutas Vermelhas:
- Ingredientes: morangos, framboesas, amoras (ou uma seleção delas), limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere as frutas vermelhas com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Maracujá:
- Ingredientes: polpa de maracujá, limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere a polpa de maracujá com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Kiwi:
- Ingredientes: kiwi, limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere o kiwi com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Abacaxi:
- Ingredientes: abacaxi, limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere o abacaxi com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Melancia:
- Ingredientes: melancia, limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere a melancia com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Uva:
- Ingredientes: uvas (verdes ou roxas), limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere as uvas com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Limão Siciliano:
- Ingredientes: limão siciliano, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere o limão siciliano com o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Caipirinha de Gengibre:
- Ingredientes: gengibre (em fatias finas), limão, açúcar, cachaça e gelo.
- Instruções: Macere o gengibre com o limão e o açúcar, siga o restante da receita tradicional.
Lembre-se de que a base da caipirinha é sempre a cachaça, limão e açúcar, mas as frutas adicionais e outros ingredientes podem ser usados para criar sabores únicos. Experimente diferentes combinações e descubra a sua variação favorita!
Curso prático On line!
Curso profissional de bartender para você aprender do básico ao avançado! Vai conseguir sair do zero e vai se tornar um Bartender de respeito!
Vai aprender tudo sobre as: Caipirinhas; CaipiFrutas; Caipirinhas Gourmet; Drinks Clássicos; Gin Tônicas; Drinks Highballs; Drinks em Camadas; Batidas; Frozens; Drinks Gigantes; Shots;
Um curso super completo, filmado na primeira pessoa, de forma super dinâmica!