Mai Tai

Mai Tai é um coquetel clássico que tornou-se muito popular em 1950

mai tai drink
Mai Tai cocktail

Mai Tai é um coquetel à base de rum , licor de Curaçao , xarope de orgeat e suco de limão , associado a configurações no estilo polinésio.

História

Victor J. Bergeron alegou ter inventado o drink Mai Tai em 1944 em seu restaurante, Trader Vic’s , em Oakland, Califórnia. O precursor do Trader Vic, Donn Beach , alegou ter criado pela primeira vez em 1933, embora um colega de longa data tenha dito que Beach estava apenas alegando que o Mai Tai era baseado em seu coquetel QB Cooler .  

A receita de Don the Beachcomber é mais complexa que a de Vic e alguns acreditam que tem um sabor bem diferente.  Outros acreditam que, apesar da diferença de ingredientes, têm um sabor bastante semelhante. O nome foi supostamente retirado de maita’i , a palavra taitiana de “bom” ou “excelência”, embora a bebida seja geralmente escrita como duas palavras, às vezes hifenizadas ou em maiúsculas.

As receitas mais atuais para Mai Tais, baseadas na receita do Trader Vic de 1944, incluem rum , suco de limão , xarope de orgeat e licor de laranja (normalmente curaçao com laranja ). As variantes podem incluir a adição de sucos de falernum , bittersgranadine , laranja e toranja, etc. Vários livros de Victor Bergeron descreveram o uso do rum da Jamaica e da Martinica, que no uso moderno é um Rhum Agricole. 

O coquetel tornou-se muito popular nos anos 50-60 que muitos restaurantes, principalmente restaurantes ou bares com tiki, os serviram. O coquetel também foi destaque no filme de Elvis Presley Blue Hawaii .

Hoje, o coquetel Mai Tai é sinônimo de cultura Tiki, tanto no passado quanto no presente. A partir de 2008, a rede de restaurantes Trader Vic começou a abrir pequenos estabelecimentos chamados Mai Tai Bars, que servem principalmente coquetéis e pupus (aperitivos). Aqui está a receita básica para preparar um delicioso Mai Tai:

Ingredientes:

  • 60 ml de rum branco
  • 30 ml de rum escuro
  • 22,5 ml de suco de limão fresco
  • 15 ml de curaçao de laranja (ou licor de laranja)
  • 15 ml de xarope de orgeat (xarope de amêndoa)
  • Gelo
  • Ramo de hortelã (para decorar)
  • Rodela de limão (para decorar)

Instruções:

  1. Encha um copo de coquetel (também conhecido como copo Old Fashioned) com gelo para resfriá-lo enquanto você prepara os ingredientes.
  2. Em uma coqueteleira, adicione o rum branco, o rum escuro, o suco de limão, o curaçao de laranja e o xarope de orgeat.
  3. Adicione gelo à coqueteleira até que esteja cerca de 2/3 cheia.
  4. Agite vigorosamente por cerca de 15-20 segundos para resfriar e misturar os ingredientes.
  5. Descarte o gelo do copo de coquetel que você preparou anteriormente.
  6. Coloque um pouco de gelo fresco no copo.
  7. Usando um coador de coqueteleira, despeje o conteúdo da coqueteleira no copo sobre o gelo fresco.
  8. Decore o coquetel colocando um ramo de hortelã na borda do copo e uma rodelinha de limão na beira do copo.
  9. Você pode mexer suavemente o coquetel com uma colher de bar se desejar.

Lembre-se de que as proporções dos ingredientes podem ser ajustadas conforme o seu gosto pessoal. Além disso, o xarope de orgeat é essencial para dar ao Mai Tai o sabor característico de amêndoa e doçura. Se você não tiver xarope de orgeat pronto, pode tentar fazer o seu próprio em casa.

Variações de Mai Tai

Mai Tai Cocktail 1
Mai Tai cocktail

Existem várias variações do coquetel Mai Tai, cada uma com sua própria interpretação dos ingredientes e sabores. Aqui estão algumas das variações mais conhecidas:

Trader Vic’s Mai Tai: Essa é a versão mais próxima da receita original criada por Victor “Trader Vic” Bergeron nos anos 1940. Ela utiliza rum branco, rum envelhecido, suco de limão fresco, curaçao de laranja, xarope de orgeat e, opcionalmente, uma pitada de açúcar.

Royal Mai Tai: Essa variação geralmente inclui um toque de suco de abacaxi, que adiciona um sabor frutado extra ao coquetel.

Pineapple Mai Tai: Como o nome sugere, essa versão substitui o suco de limão por suco de abacaxi, resultando em um Mai Tai mais tropical e doce.

Mango Mai Tai: Similar à versão de abacaxi, mas com suco de manga adicionado para um sabor mais exótico.

Passion Fruit Mai Tai: Essa variação utiliza suco de maracujá (passion fruit) em vez de suco de limão, proporcionando um sabor tropical e ácido.

Dark ‘n’ Stormy Mai Tai: Nesta versão, o rum escuro é substituído por rum de especiarias, como rum de gengibre, que é mais picante e adiciona uma dimensão diferente ao coquetel.

Jamaican Mai Tai: Usando rum jamaicano, esta variação tem um sabor mais robusto e rico. O rum escuro é muitas vezes substituído por um rum jamaicano de alta qualidade.

Coconut Mai Tai: Adiciona leite de coco ou creme de coco à mistura, criando um coquetel mais cremoso e suave.

Strawberry Mai Tai: Esta variação incorpora morangos frescos ou purê de morango para dar um toque frutado adicional.

Spicy Mai Tai: Adiciona um toque de pimenta ou xarope de pimenta à receita original para um sabor picante e único.

Lembre-se de que a chave para criar e experimentar com variações é equilibrar os sabores para obter a combinação que mais lhe agrada. Sinta-se à vontade para ajustar as quantidades de ingredientes e adicionar elementos criativos para criar sua própria versão personalizada do coquetel.

Curso prático On line!

Curso profissional de bartender para você aprender do básico ao avançado! Vai conseguir sair do zero e vai se tornar um Bartender de respeito!

Vai aprender tudo sobre as: Caipirinhas; CaipiFrutas; Caipirinhas Gourmet; Drinks Clássicos; Gin Tônicas; Drinks Highballs; Drinks em Camadas; Batidas; Frozens; Drinks Gigantes; Shots;

Um curso super completo, filmado na primeira pessoa, de forma super dinâmica!

Siga nossas redes

Leia mais sobre